ROBSON MACEDO
Natural de Vitória, ES, aos 6 mudou-se para o Rio de Janeiro. Na infância, construía seus próprios brinquedos. Dos 17 aos 22 dirigiu um grupo de teatro amador onde fazia adereços, instrumentos para iluminação e cenários.
Formou-se em Comunicação Social e estudou por mais de 4 anos na EAV - Parque Lage, com destaque para as aulas de Gianguido Bonfanti, Reinaldo Roels e Charles Watson. Por fim, frequentou o curso de Aprofundamento, na época por um ano.
Por consequências da vida não pode continuar seguindo o caminho da arte, mas o que veio a seguir teve um fator preponderante para a sua trajetória. Trabalhou como Diretor de Arte em agências de publicidade e Designer Gráfico nos principais escritórios do Rio onde ganhou mais de vinte prêmios. Amante de tecnologia, passou a atuar como ilustrador 3D.
A grande ruptura se deu em 2013. O 3D deixou a tela do computador e foi transportado para o mundo físico na exposição TILT, ocorrida no Centro Cultural Justiça Federal, RJ. Dali, foi convidado para a Edição Especial do Prêmio Marcantonio Vilaça. Desde então tem participado de diversos movimentos artísticos pelo país.
A linha básica da pesquisa de Robson vai do particular para o geral e busca um resultado que tenha base histórica. Procura atualizar os modelos deixados principalmente pelos construtivistas e, ainda assim, abrir espaço para um raciocínio ligado a sua própria realidade.
Para ele, o fazer artístico nos impõe imersões em desafios criados pela curiosidade e pela dúvida. E que não se pode adquirir uma linguagem significativa que não seja através de um discurso comprometido com as próprias raízes.